Significado de LER na prática

LER é a sigla para Lesões por Esforços Repetitivos, o que é considerada por muitos uma doença ocupacional, pois tende a acontecer com pessoas que trabalham com movimentos seguidos sem parar, como em fábricas ou até mesmo digitando. Porém, seu alcance vai muito além disso. 

A LER é uma forma de alarme que o corpo dá quando a rotina de uma atividade suplanta a atenção com o corpo. Por exemplo: se você fizer movimentos repetitivos, mantiver postura incorreta ou até mesmo levantamento de peso de maneira muitas vezes despercebida, pode ser que você desenvolva essa condição. 

Veja, neste conteúdo, quais são os principais perigos que a LER pode causar, e lembre-se: se tiver dúvidas, lembre-se de realizar esta reflexão e, também, de consultar um médico.

 

Preparo físico insuficiente

Em muitos casos, os movimentos de uma atividade acabam crianco dores terriveis porque não há preparo físico suficiente para repeti-los, criando um vácuo entre a força física necessaria e o condicionamento físico de quem faz.

 

Movimentos repetitivos

Esta é a razão e o perigo mais comum da LER: os movimentos repetitivos, que podem ir desde o chão de fabrica até a digitação, passando pela cozinha e alcançando certos espostes, geram o perigo de desenvolver tais lesões.

 

Local de trabalho inadequado

Há muitas formas de desenvolver a LER, e o ambiente de trabalho inadequado é uma delas, pois cria uma situação incômoda que, em muitos casos, passa despercebida: uma mesa ou uma cadeira em altura errada pode provocar essas lesões.

 

Jornada de trabalho excessiva

A repetição pode ocorrer por quem tem jornada de trabalho excessiva, ainda que seu segmento esteja devidamente protegido pela lei, Ou seja, há horas extras que não precisam ser feitas , porque o prejuízo será muito maior.