Cirurgia Robótica

O que é a cirurgia robótica de joelho?

O joelho é uma das grandes articulações do corpo humano. Tem a função de nos mantermos em pé e realizar várias atividades como andar, sentar-se, correr e realizar várias atividades da vida diária.

Por ser uma articulação que suporta o peso do corpo e possui movimentos complexos, como flexão, extensão e rotação, possui estruturas ligamentares, meniscais e cartilaginosas que podem sofrer degeneração ao longo do tempo, o que é chamado de artrose.

Em casos em que a artrose se torna avançadas, pode provocar dor incapacitante e limitação para realizar as atividades diárias. Quando esta situação não se resolve com tratamentos clínicos, muitas vezes há a necessidade de realizar cirurgia para a colocação de uma prótese no joelho.

A prótese de joelho é uma cirurgia de substituição da superfície da articulação desgastada com o intuito de sanar as dores e melhorar a qualidade de vida, recuperar a estabilidade e alinhar o joelho em todas as suas funções. Apesar do ótimo resultado da colocação das próteses em procedimentos convencionais, o advento da robótica nas artroplastias de joelho tem o objetivo de melhorar planejamento cirúrgico, a precisão dos cortes ósseos, o posicionamento dos componentes, o alinhamento da prótese e, futuramente, minimizar o tempo cirúrgico. Este conjunto de precisão nos diversos aspectos de uma colocação de prótese, sendo sua colocação individual em cada paciente, sendo alinhamento, rotações, tensão ligamentar nos movimentos, contribui para uma perfeita restauração dos movimentos do joelho individualizada para cada paciente e isto promove uma melhor recuperação no pós-operatório, com maior amplitude de movimento, menos dor e recuperação mais precoce e mais ampla do joelho.

Na cirurgia com assistência robótica são utilizadas ferramentas de planejamento 3D aliadas a informações extraídas em tempo real, essas informações permitem uma rica análise de dados, favorecendo as tomadas de decisões mais complexas. O robô cruza esses dados com os de exames de imagens pré-operatórios, com o objetivo de garantir a reconstrução da estrutura do joelho de maneira mais fiel a um joelho normal.

 

Como é realizada a cirurgia?

A cirurgia convencional ou com robótica é realizada na maioria das vezes com anestesia Raqui. Embora as próteses tenham excelentes resultados com relação à redução da dor e recuperação da mobilidade e qualidade de vida do paciente, a principal dificuldade do procedimento é conseguir o alinhamento, a tensão ligamentar e as rotações exatas dos componentes. 

Nesse sentido, a utilização de equipamentos robóticos aumenta a precisão dos cortes e da colocação da prótese na posição adequada para cada paciente, aumentando a satisfação e tornando a recuperação mais rápida. 

Para isso, antes da cirurgia o médico faz uma série de cálculos com relação à rotação do quadril, joelho e tornozelo do paciente e essas informações são coletadas pelo robô junto aos dados dos exames de imagens realizados previamente. 

A partir disso, a tecnologia analisa tanto a parte anatômica quanto a funcional, buscando reconstruir a estrutura da maneira mais fiel ao joelho real do paciente. 

Durante o procedimento, o braço robótico usa os dados do modelo tridimensional para indicar ao médico a melhor posição para realizar os cortes ósseos, baseado no alinhamento, rotações e tensões ligamentares e guiar a colocação da prótese. 

Assim, o cirurgião passa a manusear o braço mecânico do robô e tem a liberdade de continuar usando sua técnica e seus conhecimentos, aliados à acurácia proporcionada pela tecnologia. 

Entre os benefícios da cirurgia robótica de prótese de joelho, está a redução do tempo de recuperação, que costuma ser mais rápida se comparada à cirurgia tradicional. 

Além disso, a tecnologia fornece uma análise contínua de dados em tempo real, auxiliando na tomada de decisões complexas e aumentando a precisão dos procedimentos. 

Esses fatores influenciam na retomada das atividades diárias do paciente, que pode recuperar a mobilidade e a qualidade de vida, reduzindo as dores crônicas que podem ser incapacitantes em alguns casos.



 

Vantagens

Com a tecnologia aplicada por meio do braço robótico, a cirurgia no joelho traz consigo algumas vantagens enormes diante do procedimento convencional:

 

Precisão cirúrgica

Com o auxílio do braço robótico, há precisão cirúrgica durante todo o processo, sem possíveis imperfeições de movimentos manuais, ainda que pequenas. Isso permite um processo eficaz ao máximo.

 

Recuperação mais rápida

Como a precisão do posicionamento da prótese em todos os planos tridimensionais individualizada para cada paciente ser melhor, a recuperação de toda a região tende a ser mais rápido, o que permite melhores movimentos do joelho em tempo mais curto. Neste comparativo com a cirurgia convencional, o paciente sente-se mais seguro, com a liberdade de seus movimentos retomada rapidamente.

 

Análise pré-operatório e intra-operatório

É possível com exames pré-operatórios como radiografias e ressonância magnética, inserir nas ferramentas da robótica e analisar previamente e também no intra-operatorio todas as deformidades, defeitos e limitações de cada cliente para realizar o melhor plano terapêutico para conseguir a melhor colocação e funcionabilidade da prótese, resultante do desenvolvimento tecnológico não apenas para o braço robótico, como também para os demais tipos de equipamentos, que recriam o joelho do paciente e o tornam uma figura tridimensional, possível de ser analisada por completo pelo médico.